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Revisão completa para viagem segura

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 Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas aproveitam pra viajar, seja pra visitar familiares, curtir as festas ou simplesmente relaxar. Porém, antes de pegar a estrada, é importante revisar o carro com antecedência. Esse cuidado pode evitar dores de cabeça e garantir que a viagem seja segura e tranquila. Fazer a revisão do veículo antes de viajar é mais do que um hábito responsável. É uma forma de prevenir imprevistos, como panes mecânicas ou problemas nos pneus, que podem causar atrasos e até mesmo acidentes. Afinal, ninguém quer ficar parado no acostamento em plena viagem, principalmente em uma época do ano em que o fluxo de veículos nas rodovias é maior. Um dos pontos mais importantes da revisão é a verificação dos freios. Eles são fundamentais pra segurança, especialmente em trajetos longos ou em estradas sinuosas. Pastilhas gastas ou discos de freio desgastados podem comprometer a eficiência do sistema, aumentando o risco de acidentes. Por isso, é recomendável testar o func...

Melhores práticas para lavar o carro - em casa


As melhores práticas para lavar o carro - em casa, além de preservar a pintura, a higiene da cabine e evitar manchas na lataria pode ate ser uma terapia. veja nossas dicas pra uma AutoLavagemCaseira.

1. Sombrinha
Antes de mais nada uma das Melhores práticas para lavar o carro - em casa é escolher um lugar protegido da luz ambiente e do calor. Lavar o carro sob o sol, especialmente em cidades quentes e com clima mais seco, é arriscado. A água e o sabão sobre a carroceria podem secar rapidamente e manchar a pintura. O ideal é lavar o carro dentro de uma garagem coberta.

2. Tapetes
Tem mais uma coisinha antes de tacar água no carro e dar continuidade nas Melhores práticas para lavar o carro - em casa. Retire os tapetes de borracha de dentro da cabine do veículo e limpe-os, pra dar tempo de eles secarem enquanto você lava o carro. Use uma escova com cerdas macias e uma solução com água e sabão neutro (detergente, do amarelinho, serve) ou produto específico à venda em várias lojas de e-commerce.
Depois, coloque-os para secar, ou em cima de uma muretinha ou mesmo em um varal. No caso de carpetes, retire a poeira com uma escova seca, passe o aspirador de pó e aplique um pano úmido (só úmido) com a mesma mistura de água e sabão neutro.

3. Hora de lavar o carro

Molhe a carroceria antes de lavar o carro. Se for na mangueira, use um jato de água suave, para não correr riscos de danificar a pintura. No caso de equipamentos com pistola e pressurizador, dê uma distância da carroceria. Sempre com moderação, lembre-se de não desperdiçar água e ficar com a torneira aberta.

O ideal é usar a mangueira para encher um balde médio ou grande de água e ir jogando sobre a carroceria. Assim, você também evita a ida e volta da torneira para encher os baldes.

4. Ensaboa, ensaboa…

Separe dois baldes de água e em uma delas dilua o shampoo automotivo V-floc Vonnix. Pegue uma esponja macia, também feita para veículos, e mergulhe-a no balde com a solução de limpeza.

Comece pelas janelas, com uma esponja ou pano específico para limpeza de vidros, não esqueça dos cantos. Depois, parta para a carroceria. Com outra esponja para lavagem automotiva bem encharcada no sabão, limpe primeiro o teto, sempre com movimentos circulares e suaves.

Depois, limpe a esponja no balde apenas com água e na sequência afunde-a novamente no recipiente com o xampu veicular – a cada limpeza de uma parte do carro, faça esse procedimento para tirar o excesso de sujeira da esponja.

Depois vá para o capô, tampa do porta-malas e portas. Deixe as partes mais baixas das laterais e dos para-choques por último, pois são os locais que costumam acumular sujeiras mais difíceis e grossas.

Com a mangueira ou com baldes com água limpa – não as que você usou para limpar a esponja – tire todo o excesso de sabão. Sempre de cima para baixo, como se estivesse tomando banho.

5. Rodas e pneus

Também com água e sabão neutro ou solução própria para as peças, use uma escova com cerdas macias. Para as rodas também existem escovas especiais e menores para limpar as frestas dos aros e que não riscam o metal

Em hipótese alguma use produtos abrasivos ou derivados de petróleo. Aqui é importante enxaguar cada conjunto roda/ pneu antes de partir para o próximo, a fim de evitar manchas. Para secar, use um pano preferencialmente de microfibra e não esqueça de enxugar aqueles cantinhos das rodas. Se quiser usar aqueles produtos que deixam o pneu pretinho, fique à vontade. Só não exagere na quantidade da substância e use uma esponja em separado para a aplicação. Detalhe: não use a solução de sabão e os panos que limparam ou secaram os pneus e rodas na limpeza na carroceria e nos vidros. Opte por materiais de cores diferentes para você conseguir fazer uma separação de cada um de acordo com sua utilização no veículo. Ao recolocar os tapetes, lembre-se de prendê-los às travas: é questão de segurança!

6. Secagem

Na carroceria, use um pano grande e macio, de preferência de microfibra para não arranhar a pintura. Para os vidros, vale ainda aplicar um pouco de limpa-vidros na superfície. Para secar as janelas, utilize um pano separado do que você usou na lataria.

Mas o bom e velho jornal ainda é uma dica preciosa e uma arma eficaz contra aquelas manchas de água nas janelas. E evite abrir os vidros durante um tempo, pois a base deles ainda fica com água e vai acabar molhando a superfície envidraçada no sobe-e-desce.

Por falar em manchas, se você não quer que a lataria do seu automóvel vire um atlas sutil, não deixe o carro secando ao relento. Enxugue-o o quanto antes e sempre na sombra.

7. Não se esqueça da cabine ao lavar o carro

Inicie a limpeza da cabine com uma flanela ou pano de microfibra para retirar o excesso de poeira de painéis e revestimento das portas. Passe também uma escova macia no teto e bancos.

Depois, use um aspirador de pó portátil. Comece pelos encostos e assentos e passe no assoalho – não esqueça os cantinhos. Nas saídas de ar, use uma escova de dente com cerdas macias para tirar o excesso de poeira também.

Para as partes plásticas, é possível usar um pano apenas umedecido com sabão neutro diluído em água. O mesmo vale para aplicar nos painéis de portas, teto e bancos – e nas palhetas das saídas de ar. Para peças de couro, é importante passar um hidratante específico para esse tipo de material – não use hidratante corporal nem encharque o banco com a substância.

8. E a tela multimídia?

O display das centrais multimídias são uma beleza para ficarem repletas de marcas de dedo e sujeira. Mas a limpeza é simples. Retire a poeira com um pano de microfibra. Depois, em outro pano de microfibra, pingue um pouco “limpa-telas”, uma solução específica para esses monitores – é o mesmo que serve para limpar celulares, TVs, computadores e tablets.

9. E os vidros por dentro

Retire o excesso de poeira e depois aplique aquele limpa-vidros com um borrifador e vá passando um pano limpo e macio – microfibra mais uma vez, ou que não solte fiapos. Para secar e retirar as manchas, vale usar o jornal novamente ou uma microfibra seca.

10. Para dar aquele brilho…

Para carrocerias, use ceras líquidas ou pastosas. Dê preferência a produtos com fatores de proteção solar.

Com o carro completamente seco, em ambiente coberto e com a lataria fria, coloque a cera com um aplicador – umas esponjas redondas que parecem uma versão um pouco maior daquelas almofadinhas que as mulheres usam para cor pó-de-arroz ou base no rosto. Esse aplicador, inclusive, costuma ter o diâmetro certinho da lata de cera.

Não precisa emplastar a esponja de pasta. Com um pouco do produto, faça movimentos circulares e repita o processo sobre toda a superfície do carro. Não é preciso fazer força. Com a parte mais lisa do pano de microfibra (tem sempre um lado mais felpudo e outro menos), faça a limpeza da cera.

Nos painéis da cabine, nada de usar silicone ou soluções caseiras. Além de deteriorar e ressecar as partes plásticas, podem deixar as superfícies grudentas e “melequentas” – e atrair mais poeira. Em várias lojas virtuais há diferentes opções de substâncias apropriadas para dar brilho nestas peças, sem deixar manchas e ainda com proteção UV, que minimiza os efeitos do sol.

Comentários

Noticiashorarias disse…
Achávamos que era apenas jogar água e usar qualquer sabao neutro. rsrs

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