Revisão completa para viagem segura

As melhores práticas para lavar o carro - em casa, além de preservar a pintura, a higiene da cabine e evitar
manchas na lataria pode ate ser uma terapia. veja nossas
dicas pra uma AutoLavagemCaseira.
1. Sombrinha
Antes de mais nada uma das Melhores práticas para lavar o carro - em casa é escolher um lugar protegido da luz ambiente e do calor. Lavar
o carro sob o sol, especialmente em cidades quentes e com clima mais seco, é
arriscado. A água e o sabão sobre a carroceria podem secar rapidamente e
manchar a pintura. O ideal é lavar o carro dentro de uma garagem coberta.
2. Tapetes
Tem mais uma coisinha antes de tacar água no carro e dar continuidade nas Melhores práticas para lavar o carro - em casa. Retire os tapetes de
borracha de dentro da cabine do veículo e limpe-os, pra dar tempo de eles secarem
enquanto você lava o carro. Use uma escova com cerdas macias e uma solução com
água e sabão neutro (detergente, do amarelinho, serve) ou produto específico à
venda em várias lojas de e-commerce.
Depois, coloque-os para secar, ou em cima de uma muretinha ou mesmo em um
varal. No caso de carpetes, retire a poeira com uma escova seca, passe o
aspirador de pó e aplique um pano úmido (só úmido) com a mesma mistura de água
e sabão neutro.
3. Hora de lavar o carro
Molhe a carroceria antes de lavar o carro. Se for na
mangueira, use um jato de água suave, para não correr riscos de danificar
a pintura. No caso de equipamentos com pistola e pressurizador, dê uma
distância da carroceria. Sempre com moderação, lembre-se de não desperdiçar
água e ficar com a torneira aberta.
O ideal é usar a mangueira para encher um balde médio ou
grande de água e ir jogando sobre a carroceria. Assim, você também evita a ida
e volta da torneira para encher os baldes.
4. Ensaboa, ensaboa…
Separe dois baldes de água e em uma delas dilua o shampoo automotivo V-floc Vonnix. Pegue uma esponja macia, também feita para
veículos, e mergulhe-a no balde com a solução de limpeza.
Comece pelas janelas, com uma esponja ou pano específico para
limpeza de vidros, não esqueça dos cantos. Depois, parta para a carroceria. Com
outra esponja para lavagem automotiva bem encharcada no sabão, limpe primeiro o
teto, sempre com movimentos circulares e suaves.
Depois, limpe a esponja no balde apenas com água e na
sequência afunde-a novamente no recipiente com o xampu veicular – a cada
limpeza de uma parte do carro, faça esse procedimento para tirar o excesso de
sujeira da esponja.
Depois vá para o capô, tampa do porta-malas e portas. Deixe
as partes mais baixas das laterais e dos para-choques por último, pois são os
locais que costumam acumular sujeiras mais difíceis e grossas.
Com a mangueira ou com baldes com água limpa – não as que
você usou para limpar a esponja – tire todo o excesso de sabão. Sempre de cima
para baixo, como se estivesse tomando banho.
5. Rodas e pneus
Também com água e sabão neutro ou solução própria para as
peças, use uma escova com cerdas macias. Para as rodas também existem escovas
especiais e menores para limpar as frestas dos aros e que não riscam o metal
Em hipótese alguma use produtos abrasivos ou derivados de petróleo. Aqui
é importante enxaguar cada conjunto roda/ pneu antes de partir para o próximo,
a fim de evitar manchas. Para secar, use um pano preferencialmente de
microfibra e não esqueça de enxugar aqueles cantinhos das rodas. Se quiser
usar aqueles produtos que deixam o pneu pretinho, fique à vontade. Só não
exagere na quantidade da substância e use uma esponja em separado para a
aplicação. Detalhe: não use a solução de sabão e os panos que limparam ou
secaram os pneus e rodas na limpeza na carroceria e nos vidros. Opte por
materiais de cores diferentes para você conseguir fazer uma separação de cada
um de acordo com sua utilização no veículo. Ao recolocar os tapetes,
lembre-se de prendê-los às travas: é questão de segurança!
6. Secagem
Na carroceria, use um pano grande e macio, de preferência de
microfibra para não arranhar a pintura. Para os vidros, vale ainda aplicar um
pouco de limpa-vidros na superfície. Para secar as janelas, utilize um pano
separado do que você usou na lataria.
Mas o bom e velho jornal ainda é uma dica preciosa e uma arma
eficaz contra aquelas manchas de água nas janelas. E evite abrir os vidros
durante um tempo, pois a base deles ainda fica com água e vai acabar molhando a
superfície envidraçada no sobe-e-desce.
Por falar em manchas, se você não quer que a lataria do seu
automóvel vire um atlas sutil, não deixe o carro secando ao relento. Enxugue-o
o quanto antes e sempre na sombra.
7. Não se esqueça da cabine ao lavar o carro
Inicie a limpeza da cabine com uma flanela ou pano de
microfibra para retirar o excesso de poeira de painéis e revestimento das
portas. Passe também uma escova macia no teto e bancos.
Depois, use um aspirador de pó portátil. Comece pelos
encostos e assentos e passe no assoalho – não esqueça os cantinhos. Nas saídas
de ar, use uma escova de dente com cerdas macias para tirar o excesso de poeira
também.
Para as partes plásticas, é possível usar um pano apenas
umedecido com sabão neutro diluído em água. O mesmo vale para aplicar nos
painéis de portas, teto e bancos – e nas palhetas das saídas de ar. Para peças
de couro, é importante passar um hidratante específico para esse tipo de
material – não use hidratante corporal nem encharque o banco com a substância.
8. E a tela multimídia?
O display das centrais multimídias são uma beleza para ficarem repletas de marcas de dedo e sujeira. Mas a limpeza é simples. Retire a poeira com um pano de microfibra. Depois, em outro pano de microfibra, pingue um pouco “limpa-telas”, uma solução específica para esses monitores – é o mesmo que serve para limpar celulares, TVs, computadores e tablets.
9. E os vidros por dentro
Retire o excesso de poeira e depois aplique aquele limpa-vidros com um borrifador e vá passando um pano limpo e macio – microfibra mais uma vez, ou que não solte fiapos. Para secar e retirar as manchas, vale usar o jornal novamente ou uma microfibra seca.
10. Para dar aquele brilho…
Para carrocerias, use ceras
líquidas ou pastosas. Dê preferência a produtos com fatores de proteção solar.
Com o carro completamente seco, em
ambiente coberto e com a lataria fria, coloque a cera com um aplicador – umas
esponjas redondas que parecem uma versão um pouco maior daquelas almofadinhas
que as mulheres usam para cor pó-de-arroz ou base no rosto. Esse aplicador,
inclusive, costuma ter o diâmetro certinho da lata de cera.
Não precisa emplastar a esponja de
pasta. Com um pouco do produto, faça movimentos circulares e repita o processo
sobre toda a superfície do carro. Não é preciso fazer força. Com a parte mais
lisa do pano de microfibra (tem sempre um lado mais felpudo e outro menos),
faça a limpeza da cera.
Nos painéis da cabine, nada de usar silicone ou soluções caseiras. Além de deteriorar e ressecar as partes plásticas, podem deixar as superfícies grudentas e “melequentas” – e atrair mais poeira. Em várias lojas virtuais há diferentes opções de substâncias apropriadas para dar brilho nestas peças, sem deixar manchas e ainda com proteção UV, que minimiza os efeitos do sol.
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